Blog

Opções do blog +

Férias prolongadas… Por Fabiano Denardin ~ 02/02/2014

Quem acompanha o Outros Quadrinhos diariamente já deve ter notado que estamos devendo atualizações. É pura verdade. Voltamos de férias no dia 14, mas batemos nos compromissos profissionais dos nossos colaboradores (que, em todos os casos, ainda colaboram de forma gratuita com o site).

Portanto, pedimos desculpas aos leitores fiéis. E confirmamos que o site continua em breve, com as mesmas séries – ou mais! Mas talvez tenha um período de atualizações um pouco mais lentas…

Até lá, algumas sugestões:

– No Dia do Quadrinho Nacional, 30/01, estreou oficialmente nosso site-irmãozinho: o Mais Gibis. Ele traz quadrinhos nacionais e estrangeiros para compra em formato digital, sem DRM. O site é resultado de parceria entre Outros Quadrinhos com autores e editoras brasileiras e espera ser mais um incentivo para o mercado de HQ digital no Brasil.

– Falando em quadrinho nacional, o que você acha do Outros Quadrinhos publicar webcomics brasileiras? Deixe sua opinião nos comentários!

– E o que você acha de ser colaborador do Outros Quadrinhos? No momento, estamos precisando principalmente de letreirista: quem entenda de design, de tipografia e, acima de tudo, goste muito de quadrinhos. Confira nossa área de colaboradores.

– Em pouco mais de 6 meses, juntamos um arquivo de mais de 500 páginas de HQ inéditas e totalmente gratuitas. Leia, releia, conheça as séries que ainda não conferiu, recomende para os amigos, comente. E veja abaixo as histórias mais acessadas de cada uma de nossas séries:
Lápis Zen
Falso Positivo
Os Nós Ocultos
Lovecraft Desaparecido
Tenebrosas Fofuras
O Abominável Charles Christopher
Murder Book
Planeta Ruiva
Serena Rosa
Mal S.A.
Boulet Corp


Pausa Refrescante Por Outros Quadrinhos ~ 22/10/2013

Você já deve ter notado que algumas séries do Outros Quadrinhos não têm atualização há algum tempo. Mal S.A. teve sua última tira em julho, as últimas páginas de Serena Rosa e Murder Book entraram em agosto, Tenebrosas Fofuras parou no início deste mês. O que houve?

Se você curte estas séries, fique tranquilo: elas voltam. Quando dizemos “série pausada”, tenha certeza que uma hora ela será “despausada”. E podemos garantir que estas quatro estão em produção (tradução, letreiramento, revisão etc.) agora mesmo.

Por que estas séries estão pausadas? Os motivos são vários. Pode surpreender, mas não é por falta de tempo, de consideração ou de atenção da nossa equipe. Em alguns casos, o autor ainda não nos enviou os arquivos originais (ele também tem seus compromissos!) – e, sem eles, não podemos produzir para publicação (e, por mais que sejamos gratuitos, seguimos os trâmites de uma editora: nós realmente esperamos o autor mandar o material, não saímos pegando do site e letreirando – a não ser, é claro, que ele diga para fazermos isso!). Em outros, o tradutor bateu numa dúvida que parece insolucionável e resolvemos parar para pensar melhor (Miss Match! Como diabos se traduz Miss Match e mantemos o trocadilho? Sem a pressão do envio, podemos pensar um pouco mais e chegar a uma outra solução…). Outras vezes uma série pode ficar sem uma (ou duas, ou três) das atualizações esperadas na semana pelos mesmos motivos.

Começamos o site com um cronograma bem planejado e certinho, exatamente do jeito como estamos acostumados a trabalhar nos gibis de papel. Mas aí descobrimos que – uau! – gibis digitais não são gibis de papel. Não só pelos motivos óbvios. Descobrimos que estas regras de publicação mensal, semanal, diária, segunda-quarta-sexta etc. podem ser mais fluidas – e têm que ser mais fluidas. Nosso consumo de conteúdo na internet não é pautado por grade de horários, nem cronograma de publicação nem essas definições de mídia antiga. Não precisamos parar e fechar os arquivos para mandar para a gráfica AGORA ou o gibi não vai sair no mês. Se ele não sair hoje, pode sair amanhã, ou depois. A publicação na internet permite certas liberdades – e vamos usar quase todas elas!

As estatísticas do site mostram que nem todos os leitores mais “fiéis” costumam vir aqui diariamente, mas de forma esporádica. Aí não leem só as HQs do dia, mas uma sequência de vários Lápis Zen, uma história completa de Falso Positivo, todo o primeiro volume de Planeta Ruiva. Nossos arquivos são tão fuçados diariamente quanto as HQs que publicamos no dia. E que bom que são!

Nos sites originais, as webcomics muitas vezes não seguem o ritmo definido. Já que a produção é toda de responsabilidade do autor, atrasos são inevitáveis. Como somos todos humanos (espera-se), só lhes resta dizer aos leitores: “Ok, sei que prometi uma página nova pra hoje, mas vai ter que ficar pra amanhã. Desculpinha aí.”

Então: Desculpinha aí. Enquanto sua série favorita não volta, espero que você esteja curtindo alguma das outras – ou vá curtir as que lançaremos em breve -, ou que aproveite para voltar e ler os arquivos do que mais gostou. Não podemos dizer que outros pausas não vão ocorrer. Mas garantimos que, enquanto os autores gostarem, o Outros Quadrinhos vai seguir em frente publicando todas estas webcomics – e outras mais – com a atenção e cuidado que merecem. Mesmo que essa atenção e cuidado demande uma pausa de vez em quando. E vai ser raro o dia que não teremos nenhuma atualização, então sua dose diária de quadrinhos está quase sempre garantida!


Tem série nova no ar: LOVECRAFT DESAPARECIDO! Por Érico Assis ~ 12/09/2013

Cthulhu, Nyarlathotep e Dagon estão entre nós! E também está um dos maiores escritores de terror do século XX!

H.P. Lovecraft é um dos personagens da nova série do Outros Quadrinhos. Ou seria, se não estivesse na situação que o título já diz. Na HQ, o celebrado romancista pode ter sido levado pelas forças malignas que criou – ou que apenas revelou ao mundo.

Mas nossos protagonistas – uma bibliotecária obstinada e um aspirante a escritor – estão no encalço de Lovecraft, mesmo que por motivos distintos. É a busca deles que você vai acompanhar a partir de hoje.

Lovecraft Desaparecido é publicada no site http://lovecraftismissing.com desde 2008. É criação do norte-americano Larry Latham, que passou mais de uma década tentando transformar a história que tinha em mente, primeiro em CD-ROM, depois em quadrinhos. Atualmente a trama já soma mais de 200 páginas.

Para trazer a série ao Outros Quadrinhos, temos um convidado especial: o tradutor Gabriel Oliva Brum, especialista em literatura fantástica que já traduziu obras de Lovecraft, assim como de Lord Dunsany, Robert E. Howard, Michael Moorcock e outros figurões da ficção especulativa. Ou seja, respeito máximo à obra lovecraftiana e a todas as referências que a HQ traz para quem já leu Nas Montanhas da Loucura, O Chamado de Cthulhu e outras obras assustadoras.

Lovecraft terá três páginas novas por semana. Comece a acompanhar agora http://outrosquadrinhos.com.br/serie/lovecraft-desaparecido/


Melhorias no Site Por Fabiano Denardin ~ 12/08/2013

Os gnomos do site (e o Akira) não param de inventar novas funcionalidades! A mais recente é uma pequena (mas importante) mudança no nosso navegador.

Navegador

Agora é possível pular de uma história pra outra usando os botões das extremidades |< e >|, deixando a navegação entre histórias bem melhor e sem chegar a becos sem saídas no fim de cada uma delas.

Também colocamos um menu com todas as histórias cadastradas, aí ninguém precisa voltar pra capa da série se quiser pular direto pra uma história específica. E, pra finalizar, adicionamos um ‘recomendador’ de séries para sugerir outras leituras relacionadas com a sua leitura atual!

Miniguia do Navegador:

historia_anterior pular pra história anterior
primeira_pagina pular direto para a primeira página da história
volta_pagina passar para a página anterior
proxima_pagina passar para a próxima página
ultima_pagina pular direto para a última página da história ou última página atualizada
proxima_historia pular para a próxima história

Planeta Ruiva é nossa nova série! Por Outros Quadrinhos ~ 23/07/2013

Planeta Ruiva, HQ do quadrinista e animador Eddie Pittman, é a mais nova estreia do site. A série começou a ser publicada no dia 22/07 e ficará com apenas o prólogo no ar por alguns dias, passando depois a ter atualizações nas segundas, quartas e sextas.

Por mais que não goste de ser chamada de “Ruiva”, este é o único nome pelo qual conhecemos a protagonista, uma menina de dez anos que perdeu os pais e acaba se envolvendo sem querer numa aventura interestelar. Publicada desde 2010, a HQ atualmente está no seu quarto capítulo – equivalente à quarta edição de uma revista impressa – no site oficial http://www.redsplanet.com/

A tira é uma publicação totalmente independente de Eddie Pittman, americano que mora na Califórnia e divide seu tempo entre Planeta Ruiva e o cargo de roteirista e artista de Phineas and Ferb, desenho animado do Disney Channel. Pittman tem mais de 20 anos de experiência no cartunismo e na animação, tendo participado de animações da Disney como Mulan, Tarzan, Fantasia 2000, A Nova Onda do Imperador e Lilo & Stitch.

Esperamos que curta!


The Private Eye – série traduzida pela equipe OQ! – ganha novo episódio! Por Outros Quadrinhos ~ 12/07/2013

Em 2077, a população dos Estados Unidos vai comemorar seu tricentenário de máscara. Depois que a Nuvem estourou e revelou os segredos que todo mundo guardava na internet, a privacidade virou o direito mais sagrado de cada um.

Num mundo assim, o que faz um investigador particular?

Essa é a trama de The Private Eye, série de Brian K. Vaughan e Marcos Martin que é publicada exclusivamente na internet e que tem tradução para o português pelo Outros Quadrinhos.

Capa edição 3

A série estreou em março no site Panel Syndicate. Assim que entramos em contato (enquanto o site Outros Quadrinhos ainda estava sendo desenvolvido), os autores toparam que fizéssemos uma versão em português (além do original em inglês, eles também lançam em espanhol e catalão, as línguas que o barceloneta Marcos Martín fala.)

Fora a HQ ser fantástica, fora os autores terem um currículo fantástico – Vaughan criou Y: O Último Homem, Ex Machina (Y foi parcialmente traduzida por Érico Assis), foi roteirista de Lost; Martín já trabalhou com Homem-Aranha, Demolidor, Dr. Estranho, Robin, Batgirl -, a série também tem um preço fantástico: quanto você quiser. É você que decide quanto paga (via PayPal) por edição.

Os autores dizem que acham qualquer coisa a partir de US$ 0,99 justo. Numa entrevista ao Estado de S. Paulo, Martín disse que um endinheirado pagou US$ 125 pela edição 1. Ou seja: é você mesmo, dentro das suas condições, que decide quanto vale o gibi.

A versão em português da terceira edição estreou hoje no site. Quando você compra uma edição, pode baixar em qualquer idioma nos formatos PDF, CBR e CBZ. Sem nenhum tipo de DRM. Se você ainda não conhece, recomendamos muito!

E, para saber de novas edições, fique ligado no nosso blog e também nos perfis de Facebook e Twitter da série.


Autor de Murder Book vira roteirista da Marvel Por Outros Quadrinhos ~ 03/07/2013

A Marvel Comics anunciou ontem que Ed Brisson, o autor de Murder Book, será roteirista de duas edições de Secret Avengers, série da linha Vingadores. As edições, a 10 e a 11, saem em outubro e novembro nos EUA. Mais informações (em inglês) no seguinte endereço: http://marvel.com/news/story/20824/fighting_infinity_the_war_at_home_pt_3. Será o primeiro trabalho de Brisson com as editoras de super-heróis.

Mas não é o primeiro trabalho de Brisson fora dos webcomics. Ele e seus colaboradores de Murder Book, Michael Walsh e Johnnie Christmas, já fizeram outras HQs na Image Comics, como Comeback e Sheltered – a última estreia este mês.

Quem está acompanhando Murder Book por aqui, fique de olho: nossa segunda história, Pais e Filhos termina em breve e a seguir já partimos para a próxima!

Para ler:
Caminhando à Meia-Noite (Completa, 6 páginas)
Pais e Filhos (Em publicação)


Você já se atualizou? Por Outros Quadrinhos ~ 26/06/2013

Duas semanas de vida e duas semanas corridas no Outros Quadrinhos. Você já deve ter percebido que, no dia 17, começamos nossas atualizações diárias, né? Com elas, hoje passamos de 100 páginas cadastradas! \o/

De segunda a sexta, temos novas páginas de:

Tenebrosas Fofuras
Falso Positivo
Mal S.A.
Murder Book

Outras séries entram duas ou três vezes por semana:

Lápis Zen – segunda, quarta e sexta
Os Nós Ocultos – terça e quinta
Serena Rosa – terça, quinta e sábado

Nosso cronograma de publicação segue mais ou menos o das séries originais. Alguns devem se perguntar sobre Murder Book e Falso Positivo, cujas histórias nunca terminam em uma página só, assim como acontece (em menor escala) com Serena Rosa e Tenebrosas Fofuras. A opção de lançar uma página de cada vez é dos próprios autores. Nos sites originais, rola até uma brincadeira interessante dos leitores tentando prever nos comentários a resolução da história. Use nosso sistema de comentários também!

Apesar do nosso cronograma ajustadinho e planejadinho, nada impede que vez por outra tenhamos um desajuste. Mas um desajuste positivo. Por exemplo, na semana passada, por sugestão do leitor Daniel Cruz, pedimos autorização, traduzimos e letreiramos a toque de caixa a adaptação que Lápis Zen fez de uma frase de Sophie Scholl. Afinal, tinha tudo a ver com os movimentos que estão acontecendo no Brasil, e a inspiração caía bem. Essa é a vantagem de se trabalhar com webcomics, não é?


Os Outros Por Outros Quadrinhos ~ 06/06/2013

Outros Quadrinhos? Mais Quadrinhos? Webquadrinhos? Webgibis? HQwebs?

Demoramos muito para combinar o nome que o site devia ter. Tinha que dizer a que veio, tinha que ser descritivo mas também ser neutro para dar conta da variedade de HQs que estávamos planejando. No final das contas, resolvemos que, independente da mídia, tudo é gibi. São todos quadrinhos.

Só que estes são os outros quadrinhos.

Existem milhares de webcomics, provavelmente desde que existe web. Tem as tiras de jornal que foram para a tela. Tem páginas compridas que testam os limites da barra de rolagem e que nunca funcionariam no papel. Tem páginas animadas que colocam em xeque o próprio conceito de quadrinhos. Tem gente que conta a vida em quadrinhos e tem aqueles quadrinhos-memes que caem no seu Facebook. Tem invenções e reinvenções dos quadrinhos.

Tem comics e mangás, tem infantis e adultos, tem sci-fi e noir e tem um monte de HQs brilhantes e inclassificáveis. O que NÃO tem é Batman, Homem-Aranha, Mônica, Jimmy Corrigan, Piratas do Tietê. Nem Walking Dead, nem Tintim, nem One Piece. São outros quadrinhos.

Uma das coisas mais interessantes dos webcomics é que a grande maioria deles é produzida de forma independente. É o autor que, além de escrever e desenhar, monta o site, faz a divulgação e cultiva sua rede de fãs. Como gostamos muito do trabalho que esses caras e essas meninas fazem, resolvemos oferecer uma forcinha no quesito “cultivar sua rede de fãs”.

Perguntamos para vários: “Gostariam de ver seus quadrinhos em português? Nós traduzimos, nós letreiramos, nós publicamos no nosso site e vamos ter todo cuidado para que seu nome e seus links estejam bem à mostra. Se quiser, você pode até publicar a versão traduzida no seu site também.”

E a resposta positiva de boa parte dos autores a quem fizemos essa pergunta nos motivou a transformar o que era uma ideia em um projeto, e o que era um projeto em um site. E isso nos trouxe até este texto que você lê agora.

Nosso interesse é que mais gente chegue a estes quadrinhos.

A estes outros quadrinhos.

Assim como suas versões originais, todos os outros quadrinhos são gratuitos. Começamos com poucos e valorosos. Se tudo der certo, teremos muitos e muitos outros.

Leia, comente, fale para os amigos e volte para ler. Na primeira semana, o conteúdo não mudará. A partir da semana seguinte, teremos material novo todos os dias – menos domingo, quando você pode passear, ou ler os quadrinhos que-não-são-outros, ou voltar aqui e reler tudo que saiu durante a semana.

Mas não deixe de ler. É hora de você conhecer os outros.


Voltar ao topo