Opções do blog +

Os Outros Por Outros Quadrinhos ~ 06/06/2013

Outros Quadrinhos? Mais Quadrinhos? Webquadrinhos? Webgibis? HQwebs?

Demoramos muito para combinar o nome que o site devia ter. Tinha que dizer a que veio, tinha que ser descritivo mas também ser neutro para dar conta da variedade de HQs que estávamos planejando. No final das contas, resolvemos que, independente da mídia, tudo é gibi. São todos quadrinhos.

Só que estes são os outros quadrinhos.

Existem milhares de webcomics, provavelmente desde que existe web. Tem as tiras de jornal que foram para a tela. Tem páginas compridas que testam os limites da barra de rolagem e que nunca funcionariam no papel. Tem páginas animadas que colocam em xeque o próprio conceito de quadrinhos. Tem gente que conta a vida em quadrinhos e tem aqueles quadrinhos-memes que caem no seu Facebook. Tem invenções e reinvenções dos quadrinhos.

Tem comics e mangás, tem infantis e adultos, tem sci-fi e noir e tem um monte de HQs brilhantes e inclassificáveis. O que NÃO tem é Batman, Homem-Aranha, Mônica, Jimmy Corrigan, Piratas do Tietê. Nem Walking Dead, nem Tintim, nem One Piece. São outros quadrinhos.

Uma das coisas mais interessantes dos webcomics é que a grande maioria deles é produzida de forma independente. É o autor que, além de escrever e desenhar, monta o site, faz a divulgação e cultiva sua rede de fãs. Como gostamos muito do trabalho que esses caras e essas meninas fazem, resolvemos oferecer uma forcinha no quesito “cultivar sua rede de fãs”.

Perguntamos para vários: “Gostariam de ver seus quadrinhos em português? Nós traduzimos, nós letreiramos, nós publicamos no nosso site e vamos ter todo cuidado para que seu nome e seus links estejam bem à mostra. Se quiser, você pode até publicar a versão traduzida no seu site também.”

E a resposta positiva de boa parte dos autores a quem fizemos essa pergunta nos motivou a transformar o que era uma ideia em um projeto, e o que era um projeto em um site. E isso nos trouxe até este texto que você lê agora.

Nosso interesse é que mais gente chegue a estes quadrinhos.

A estes outros quadrinhos.

Assim como suas versões originais, todos os outros quadrinhos são gratuitos. Começamos com poucos e valorosos. Se tudo der certo, teremos muitos e muitos outros.

Leia, comente, fale para os amigos e volte para ler. Na primeira semana, o conteúdo não mudará. A partir da semana seguinte, teremos material novo todos os dias – menos domingo, quando você pode passear, ou ler os quadrinhos que-não-são-outros, ou voltar aqui e reler tudo que saiu durante a semana.

Mas não deixe de ler. É hora de você conhecer os outros.


DEIXE UM COMENTÁRIO

			
Todos os comentários são lidos, respondidos (se for o caso) e aprovados antes de serem publicados. A aprovação pode demorar desde algumas horas até alguns dias. Tenha um pouquinho de paciência e seu comentário aparecerá no site. Muito obrigado!
Voltar ao topo