Lápis Zen

HENRY DAVID THOREAU: Sobre a felicidade
Pág. 1 de 1


Henry David Thoreau (1817-1862) foi um escritor, poeta e filósofo norte-americano, uma das figuras de proa do movimento transcendentalista. Além de ter escrito A Desobediência Civil, que inspirou revolucionários como Gandhi e Martin Luther King Jr., Thoreau é conhecido acima de tudo pelo livro Walden, no qual reconta os dois anos em que viveu numa cabaninha na mata, próxima ao Lago Walden, em Concord, Massachusetts. Thoreau aproveitou o tempo para mergulhar na escrita e ter uma vida mais simples e autossuficiente. Como ele mesmo disse:

Fui para a mata porque quis viver deliberadamente, defrontar-me apenas com os fatos essenciais à vida e descobrir se eu não poderia aprender o que ela tinha a me ensinar, em vez de, à hora da morte, descobrir que não havia vivido. Não era meu desejo viver uma não vida, pois a vida é tão cara; tampouco desejava exercitar a resignação, a não ser que fosse totalmente necessária. Eu queria uma vida em profundidade, queria sugar o tutano da vida, viver de forma tão robusta e espartana que escoraçasse tudo que não fosse vida, limpar o terreno e deixá-lo raso, levar a vida ao beco sem saída, reduzí-la ao que tivesse de mais primário, e, caso esta se provasse vil, que então entrasse em toda sua vileza genuína e publicasse esta vileza do mundo; ou caso fosse sublime, de conhecê-la em primeira mão, e poder dar uma relato real na minha próxima digressão.

Alguém aqui já leu Walden? E recomenda?

- Atribuem a Nathaniel Hawthorne uma citação bem parecida. Alguém confirma se esta citação é do Thoreau? (ATUALIZAÇÃO: Obrigado ao leitor Kyle por confirmar Thoreau como autor)
- Obrigado ao Michael por sugerir esta.
- Já falei do quanto sou apaixonado por Calvin e Hobbes. As pinturas em aquarela de Bill Watterson estavam do meu lado enquanto eu coloria esta HQ.


Navegação rápida

HENRY DAVID THOREAU: Sobre a felicidade

Lápis Zen
HENRY DAVID THOREAU: Sobre a felicidade — Página 1

Cadastrada em:
06/10/2013

Tradução:
Érico Assis

Letras:
Rodolfo Muraguchi

Revisão:
Fabiano Denardin



Gostou do que leu? Quer falar sobre alguma coisa desta página? Encontrou algum erro?

DEIXE UM COMENTÁRIO

			

Todos os comentários são lidos, respondidos (se for o caso) e aprovados antes de serem publicados. A aprovação pode demorar desde algumas horas até alguns dias. Tenha um pouquinho de paciência e seu comentário aparecerá no site. Muito obrigado!
Voltar ao topo