Lápis Zen

JESSE OWENS: A batalha inevitável
Pág. 1 de 1


Jesse Owens (1913-1980) foi um atleta afro-americano que virou lenda dos esportes durante a Olimpíada de Berlim de 1936. Adolf Hitler e seu partido nazista estavam no poder há três anos e os jogos de Berlim eram a forma perfeita de demonstrar o poder e eficiência do novo regime político alemão. Hitler acreditava que a raça suprema ariana (branca, loira, de olhos azuis) era superior a todas as outras raças e estava torcendo para provar sua teoria nos jogos de Berlim. Mas Jesse Owens acabou com a graça de Hitler ao ganhar quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e no revezamento 4x100m.

Embora Hitler tenha desprezado Owens, Luz Long, atleta estrela da Alemanha e garoto-propaganda dos arianos, fez amizade com Owens e os dois tinham respeito mútuo. Owens acabou vencendo Long no salto em distância e disse posteriormente: “Você pode derreter todas as medalhas e taças que eu tenho e elas não dariam nem para folhar a amizade 24 quilates que eu tinha com Luz Long. Hitler deve ter ficado louco quando nos abraçamos. O triste é que nunca mais vi Long. Ele foi morto na Segunda Guerra Mundial.”

Apesar de suas conquistas, Owens ainda sofria discriminação racial quando voltou para os EUA. Ele não recebeu nenhum contrato de patrocínio, teve que se envolver com servicinhos pequenos para pagar as contas e viu-se até forçado a desafiar cavalos em corridas para ganhar dinheiro.

- Assista um clipe de destaques de Owens mandando ver em 36.
- Embora Hitler tenha assistido Owens vencer a corrida, ele não estava na arena durante a cerimônia de entrega de medalhas.
- Aquela faixa gigante pendurada no estádio não é baseada em nenhum pôster de propaganda – só criei para enfatizar a ideia de ‘raça suprema’.


Navegação rápida

JESSE OWENS: A batalha inevitável

Lápis Zen
JESSE OWENS: A batalha inevitável — Página 1

Cadastrada em:
04/09/2013

Tradução:
Érico Assis

Letras:
Rodolfo Muraguchi

Revisão:
Fabiano Denardin



Gostou do que leu? Quer falar sobre alguma coisa desta página? Encontrou algum erro?

DEIXE UM COMENTÁRIO

			

Todos os comentários são lidos, respondidos (se for o caso) e aprovados antes de serem publicados. A aprovação pode demorar desde algumas horas até alguns dias. Tenha um pouquinho de paciência e seu comentário aparecerá no site. Muito obrigado!
Voltar ao topo