Lápis Zen

RAY BRADBURY: Salte!
Pág. 1 de 1


Ray Bradbury (1920-2012) foi um dos maiores escritores de ficção científica e fantasia de todos os tempos. Como muitos de vocês sabem, ele morreu na semana passada aos 91 anos [Nota: isso ocorreu em 6 de junho de 2012). Nem vou tentar explicar todas as contribuições que ele deixou para o mundo da ficção, pois só li alguns contos dele – não li nem Fahrenheit 451. O que quero explicar é o quanto adorei ler seu livro de não-ficção/memórias, O Zen e a Arte da Escrita. Ele reúne ensaios que cobrem um período de trinta anos, nos quais explica como começou a escrever, por que escreve, de onde tira suas ideias e outras reflexões sobre a vida criativa. O que mais se destaca é a alegria pura que ele tinha em escrever. O deleite de Bradbury pela vida e pela profissão é inspirador, mas o livro também está cheio de conselhos práticos. Por exemplo, sua dica mais importante quanto à disciplina e à prática: ESCREVA TODOS OS DIAS. Ele escrevia pelo menos MIL palavras por dia desde os doze anos! Ele também usa uma grande citação de um pianista famoso: “Se eu perco um dia de ensaio, quem percebe sou eu. Se perco dois dias, quem percebe são os críticos. Se perco três dias, quem percebe é o público.” Eu absorvi muita coisa do livro porque a escrita e o cartunismo têm muito em comum – uma pessoa sentada sozinha num quarto por período prolongados dependente de sua imaginação para criar alguma coisa. Aliás, esqueça o cartunismo, eu recomendo o livro a qualquer pessoa que faz arte.

- A citação original veio de uma entrevista em que Bradbury diz: “Nunca seríamos amigos. Nunca faríamos negócios porque seríamos muito cínicos.” Omiti o trecho sobre negócios porque quis focar na história de amor e amizade.
- Acho que essa é minha primeira HQ sci-fi. Foi divertida!


Navegação rápida

RAY BRADBURY: Salte!

Lápis Zen
RAY BRADBURY: Salte! — Página 1

Cadastrada em:
12/08/2013

Roteiro e Arte:
Gavin Aung Than

Tradução:
Érico Assis

Letras:
Rodolfo Muraguchi

Revisão:
Fabiano Denardin



Gostou do que leu? Quer falar sobre alguma coisa desta página? Encontrou algum erro?

DEIXE UM COMENTÁRIO

			

Todos os comentários são lidos, respondidos (se for o caso) e aprovados antes de serem publicados. A aprovação pode demorar desde algumas horas até alguns dias. Tenha um pouquinho de paciência e seu comentário aparecerá no site. Muito obrigado!
Voltar ao topo