Lápis Zen

SOPHIE SCHOLL: Arde por dentro
Pág. 1 de 1


Sophie Scholl (1921-1943) foi uma ativista alemã que ficou conhecida por se posicionar contra o regime alemão. Scholl integrou um grupo de ativistas chamado Rosa Branca, formado por seu irmão Hans e amigos que ele tinha na universidade. O grupo era composto principalmente por estudantes de vinte e poucos anos cansados do governo totalitário. Os nazistas controlavam absolutamente tudo que havia na sociedade: a mídia, a polícia, as forças armadas, o sistema judiciário, os sistemas de comunicação, todos os níveis do sistema educacional e todas as instituições culturais e religiosas. A Rosa Branca distribuía panfletos que convocavam os alemães a se opor ao regime por meio de resistência não-violenta.

Em 22 de fevereiro de 1943, depois da distribuição do sexto panfleto da Rosa Branca, Sophie, Hans e outro integrante, Christoph Probst, foram presos pela Gestapo e condenados por traição. Foram guilhotinados no mesmo dia. Sophie tinha 21 anos.

OBSERVAÇÃO: A fonte desta citação foi contestada. A fonte é o Wikiquote , mas meus leitores foram atrás e não se conseguiu confirmar com 100% de precisão se a fala é de Scholl. Ela pode ter saído de uma peça de teatro de 1991 sobre Scholl, escrita por Lillian Garrett-Groag.

- Obrigado a Elise pelo envio da citação.
- Sophie Scholl: The Final Days é um filme alemão de 2005 que relata os últimos dias de Scholl, assim como seu julgamento. Foi indicado a melhor filme estrangeiro no Oscar. Achei o filme completo no YouTube, com legendas em inglês, mas não sei quanto tempo vai ficar lá.


Navegação rápida

SOPHIE SCHOLL: Arde por dentro

Lápis Zen
SOPHIE SCHOLL: Arde por dentro — Página 1

Cadastrada em:
17/06/2013

Roteiro e Arte:
Gavin Aung Than

Tradução:
Érico Assis

Letras:
Marcela Fehrenbach

Revisão:
Fabiano Denardin



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Todos os comentários são lidos, respondidos (se for o caso) e aprovados antes de serem publicados. A aprovação pode demorar desde algumas horas até alguns dias. Tenha um pouquinho de paciência e seu comentário aparecerá no site. Muito obrigado!
Voltar ao topo